28/04/2010

A arte está calada

Em nosso país ainda é incomum a valorização, merecida, da arte. Seja ela clássica ou moderna, em forma de pinturas ou poemas. O Brasil, talvez por ainda ser um país emergente, não consegue, ou não quer, valorizar àquilo que tem dentro de casa, prefere-se então importar de outros países com um status mais elevado produtos que se encontram aqui, no quintal de casa.
Chega a ser intrigante e revoltante. Será que não temos nossa própria identidade? Temos mesmo a necessidade de copiar um modelo de arte que não nos pertence? Essa mania de importar de fora acaba por sufocar uma identidade que é única no mundo todo: Brasileira.
Em parte, a culpa acaba sendo da própria população brasileira, que não só aceita, mas compra, divulga e comercializa a arte exterior. Então a mudança começa dentro de casa, certo?
Enquanto tivermos em mente que tudo de fora é melhor que o que tem aqui dentro, nosso país nunca conseguirá deixar de ser emergente, pois estaremos sempre vinculados àqueles que capitalizão tudo.


Mundo óptico 
Da lente que observo o planeta
Minha preocupação com o mundo
As atitudes do homem para com ele
Enquadro toda essa esfera
Ao tamanho de uma
Bactéria.
             (Geraldo Rocha)
 O poema acima citado, refere-se ao que somos: NADA.
 Mas a grandeza das palavras, cuidadosamente montadas em poucas linhas, fazem do autor o que ele     realmente é, ou deveria ser: Grande.
Não é só no sertão, não é só no nordeste. O Brasil todo está repleto de pessoas com variados talentos, esperando uma única oportunidade para serem vistas. Olhe para elas, olhe para o seu país e perceba a riqueza que há nele.

7 comentários:

  1. Luan o texto está objetivo e direto. Em poucas linhas expressamos o muito que queremos da evolução e o pouco que é nítido pela nossa humildade até na forma de se expressar. És um escritor do bem dizer e da objetividade, brilhante, falante, declamante, o poeta onde as palavras são sentidas!

    ResponderExcluir
  2. Realmente a gente não dá muito valor a nossa própria cultura!
    Ela é tão boa e ninguém percebe, prefere procurar por algo que nem entende!
    Mas a gente espera que um dia elas abram os olhos e vejam o bom do Brasil, não é?
    ;D
    Mais um post maravilhoso *o*

    ResponderExcluir
  3. Concordo com esse texto que você descreveu.
    Temos muitas riquezas em nosso país,porém ,desconhecidas para muitos,inclusive a arte é uma delas.
    Infelizmente alguns brasileiros não valorizam o que tem em seu país,precisam importar de outros países até a cultura artística,que pena!

    ResponderExcluir
  4. Hoje mesmo me vi percebendo o quanto é bonita e envolvente a literatura paraibana e nordestina, ao ler o livro "A botija", de Clotilde Tavares. Admito que foram poucas as vezes que valorizei essa cultura tão ímpar e mágica. No entanto, sinto-me bastante feliz e entusiasmado na busca de explorar ainda mais o universo que cabe dentro do nosso BRASIL.
    Já está na hora de interferir-mos nessa "importação" da cultura estrangeira, e valorizarmos os nomes e as obras que brotaram neste solo durante cinco séculos de história.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Muitos afirmam que o que é 'brasileiro' não tem significância no mundo afora. Mas, se os próprios brasileiros não valorizam sua essência, quem há de valorizar? O Brasil é o país que abrange uma cultura diversificadíssima em decorrência da miscigenação durante a colonização. Isso é fascinante, tantas raças, religiões, culturas, cada qual com sua natureza, mas ninguém valoriza nada.

    A arte que é tão fundamental na vida do ser humano, que é a expressão intelectual e sentimental humana gravada de diferentes formas, na pintura, na dança, num poema, na música. É incrível o que o ser humano pode desenvolver na 'arte', a transmissão que ele faz de um sentimento/pensamento para um ato físico exposto. Mas ninguém valoriza!
    EX: Ahhhh eu AMO música, mas não vivo dela porque vou morrer de fome! Se você faz algo que você ama, não há o que temer. O amor preenche os espaços, quebra as barreiras, distancia os males e traz o bem e a felicidade, pra que querer mais? E o que importa mais do que fazer aquilo que te agrada? Não há nada mais perfeito que isso! Mas é incrível a opinião das pessoas em relação a isso, e é terrível conviver com isto!




    Luuuuu, meu amor, parabéns pela bela exposição sobre esse assunto que me identifiquei tanto. Quem dera eu ter liberdade pra fazer o que eu quero :/ . A arte é a coisa mais perfeita que existe. Bom, mas amei tua argumentação seguida desse poema tão reflexivo deste grande poeta Geraldo Neto. Parabéns a vocÊs meus grandes amigos, o fuuutuuro e o sucesso GRIITAM por vocÊs! Amoo

    ResponderExcluir
  7. Geraldo Neto, vc escreve muito bem, tenho muito orgulho de ser sua tia.

    ResponderExcluir