21/04/2010

Brasília, 50 anos de sonhos e ilusão.


Vir a Brasília já parece encantador por poder observar a arquitetura planejada e a organização urbana que se faz presente nessa cidade. Mas vir a Brasília em plena comemoração do seu cinqüentenário é ainda mais empolgante.
Tudo começou ainda no tempo da política do café com leite, onde São Paulo e Minas Gerais revezavam o governo, que tinha sua sede na cidade do Rio de Janeiro.
Com a intenção e descentralizar esse poder, pensou-se em criar uma cidade política que abrigaria todo o poder legislativo, executivo e judiciário. Foi pensada e acabou realizada.
Brasília foi arquitetada, com o Plano Piloto, pelo urbanista Lúcio Costa que deu à cidade a esplendida forma de um avião, enquanto que Oscar Niemeyer projetou muitos edifícios da capital federal, exaltando a arquitetura moderna.
Pouco a pouco a nova capital federal foi sendo ocupada pelos políticos e por sonhadores que migravam de toda parte do Brasil. Parecia a cidade dos sonhos, de promessas e realizações.
 Mas por trás dessa utopia toda persiste a realidade: é em Brasília que acontecem os maiores casos de corrupção do país, que mancham a imagem do chamado povo brasileiro.
Observa-se hoje, também, que a cidade está sendo alvo do uso e tráfico do crack. A droga está tomando a cidade e instaurando as chamadas cracolândias (utópica cidade do carck).
É uma situação triste e vergonhosa, pois a capital federal devia ser modelo de segurança e qualidade de vida, mas o que se vê são jovens usuários dessa droga em pontos nada discretos, como shoppings e praças públicas.
Mas fala-se de Brasil, não é mesmo!? E quando se fala de Brasil se fala de subdesenvolvimento, se fala do futuro, o Brasil do futuro. Triste percepção.
 Em suma, o dia é de festa e comemoração. Parabéns à cidade planejada que constrói a identidade do nosso país. Os 50 anos, com certeza, se multiplicarão, com trabalho, organização e desenvolvimento, e farão do Brasil um país não do futuro, mas do hoje, do agora, do presente.

3 comentários:

  1. É verdade...Brasília eh bonita e ao mesmo tempo uma vergonha para o país, a capital do país era pra ser o Rio mesmo, so assim a bandidagem iria ficar 'concentrada' em um único lugar...mas a cidade eh mto massa, os lugares e o povo deixam ela com vontade de voltar mais vezes, so nao tem praiaa...rs mas tbm, nao posso reclamar, vivo no interior da PB, Campina Grande tbm nao tem praia e nem por isso deixo de gostar de campina hsauhsahs...enfim, parabéns a Brasíliaa 50tOna...

    ResponderExcluir
  2. Nossa, deve ser incrível mesmo estar em Brásila em plena comemoração do aniversário dela. *-*
    Essa cidade é bem planejada, pena que os políticos acabam com ela :/
    Adorei seu texto, ótimo como sempre :D

    ResponderExcluir
  3. Como tudo tem seu ponto positivo e negativo, com essa cidade planejada não seria diferente. Segundo pessoas (hehehe) Brasilia é espetacular e fascinante, uma cidade extremamente bem elaborada, e é incrível pensar nisso! É a única cidade planejada brasileira, e com a forma de um avião.! As vezes até pensamos, como isso é possível? Maas, não há limites para o ser humano! Apesar dela ser o núcleo da corrupção, do trafico de drogas, dentre outros problemas sociopoliticoeconomicos, Brasília jamais perderá seu brilho e seu título de cidade 'perfeita', inédita e original.


    Eiita Luan, só quem curtiu muito aí eim!? E ainda participou de eventos importantes ao mesmo tempo! Que tudo amiigo, espero que essas experiências colaborem para o desenvolvimento de teu senso crítico, já que sua carreira jornalistica está só começando, e acredito muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito no TANTO que você favorecerá para a evolução deste mundo. TE AMOO

    ResponderExcluir