02/04/2010

Aquele velho Chico


Depois da mentira vem sempre a verdade.
O velho Chico não podia ter “escolhido” dia melhor para nascer: 02 de abril de 1910 (02/04/1910).
E por que uma data tão importante? Sabe-se que no dia 01 de abril, considera-se o dia da mentira. Então, faço alusão dizendo que após esse dia, Francisco Cândido Xavier veio nos trazer a verdade.
Chico Xavier, nascido em Pedro Leopoldo, MG, mostrou-se muito sensível desde pequeno, principalmente após a precoce morte de sua mãe.
Cresceu sendo taxado de louco, infame, por dizer ouvir as vozes daqueles que já se foram. Mostrou-se ser sempre um menino dedicado e logo começou os seus estudos espíritas.
Aos vinte anos, lançou o seu primeiro livro que chocou o país: Parnasos de além-túmulo. Uma coletânea de poesias de grandes poetas renomados que já haviam partido, tal como Castro Alves.
O grande Xavier não gostava de ser chamado de grande, era um homem simples, modesto e de boa índole. Por ser um grande médium( pessoas capazes de se comunicar com espíritos desencarnados) Chico dedicou-se à doutrina espírita e a ajudar pessoas a superar a perda de entes queridos.
Psicografou diversas cartas e as assinava com o nome daqueles entes perdidos. Muitos duvidavam daquele dom tão especial, mas todas as pessoas que receberam uma carta do além, dizem que acreditam que é verídica, por conter informações que só a própria família poderia saber e por possuírem algo que sempre supri as perdas: fé.
Chico foi um homem caridoso, livre da atração material. Ajudava a todos como podia e quando não podia dava um jeitinho. Quem nunca ouviu falar daquele famoso abacateiro, o qual Chico ia várias vezes para distribuir mantimentos para pessoas carentes.
Chico era guiado pelo espírito de Emanuel, que em outras vidas teria sido o imperador que não evitou que Jesus fosse crucificado; um escravo egípcio; um padre espanhol e finalmente Emanuel, um nobre que ajudou ao padre Anchieta a construir a grande São Paulo.
Emanuel sempre fora muito duro com Chico e fizera-o cumprir, rigorosamente, aquilo que era necessário. Chico doou sua vida inteira para fazer da humanidade algo melhor.
E valeu a pena. Chico transformou milhões de pessoas, com palavras e livros. É autor de mais de 400 livros e sempre disse que nunca escreveu um livro sequer. Ele apenas ouvia.
Deixou-nos lições preciosas... “Eu fico muito triste quando alguém me ofende, mas eu ficaria ainda pior se eu ofendesse alguém”. Transformou o Brasil na maior potência espírita do mundo.
Francisco Xavier nunca gostou de aparecer, foi à televisão uma única vez, ao programa Pinga-fogo, onde respondeu várias perguntas com muita serenidade. O programa que duraria uma hora estendeu-se e durou três seguidas horas, dando grande audiência.
E assim, como sempre gostou (em silêncio) Chico nos deixou. Saiu pela porta dos fundos, sem fazer barulho. Chico Xavier desencarnou no dia 30 de junho, dia em que o Brasil estava em festa, comemorando o Pentacampeonato Mundial de Futebol.
Ainda há muita saudade daquele velhinho caridoso que transmitia tanta paz...
Há aqueles que continuam o seu trabalho, dedicam-se a tentar passar para as pessoas aquilo que Chico sempre foi categórico em dizer: “amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei” (palavras de Cristo).
Onde quer que ele se encontre, sei que estará bem e com certeza estará sorrindo e ajudando ao seu próximo, como sempre fizera.

6 comentários:

  1. Pessoa que transmitiu o quanto pode a caridade e o amor acima de tudo.
    Materia maravilhosa!
    Parabens!!Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Bela explanação sobre esse GRANDE homem que foi Chico Xavier, mas que ainda continua a iluminar o mundo. Por meio de suas palavras encontramos a base para a superação de todos os problemas e a força para alcançarmos nossos sonhos, ultrapassando os obstáculos. Devemos nos espelhar na humildade e serenidade de Chico, tornando a caridade uma rotina diária.



    Lindas palavras Luan, Parabéns pela exaltação desse homem maravilhoso que foi Chico, que você conhece tão bem e dissipa seus ensinamento. Quando você citou que há trabalhadores que divugam tão bem o trabalho deixado por Ele, um deles é você, que realiza perfeitamente a divugação de seus ideiais e da prática da caridade, que é algo fundamental pra humanidade.

    ResponderExcluir
  3. Concordo quando dizem que vc é um desses que divulgam muito bem os ensinamentos desse guerreiro e concordo mais ainda quando vc diz que ele transmitia paz, isso comprovei na pele, embora ainda pequena tive a honra de conhece-lo em vida, o homem era a personificação da luz! Ele desencarnou mas continua vivo em cada um que acreditou/acredita nele!

    ResponderExcluir
  4. Eu particulamente , adimiro muito este homem, que nasceu para brilhar nesse mundo grande...

    ResponderExcluir
  5. Bellíssima homenagem a esse grande bauloarte do Espiritismo!Continue sempre assim, prestigie quem merece.

    ResponderExcluir