03/05/2010

Reciprocidade rima com felicidade

Você é feliz?
A resposta mais  comum de se ouvir é: Sim!
Porém eu questiono: o que é ser feliz?
Dar uma definição a algo pode ser complicado, visto que cada ser é diferente do outro e, por isso, tem definições distintas. Uns diriam que felicidade é ter dinheiro no bolso, um bom companheiro (a) e viver viajando. Outros podem dizer que ter paz, o que comer e um bom trabalho são a verdadeira felicidade.
Mas o que entra em questão é a maneira de ser feliz. É evidente que não existe uma pessoa feliz 24 horas por dia e 365 dias por ano. Quem diz que é feliz o tempo todo é hipócrita, pois a vida também é trilhada por pedras e desafios que nos desanimam, entristecem e até magoam.
O que existe, de fato, são momentos felizes. Momentos que variam de qual para qual, que elevam o ser a um nível de êxtase, gerando adrenalina e boas sensações.
Estudos realizados em universidades de renome internacional comprovaram que é mais feliz aquele que faz alguém feliz. É aí que entra, então, a questão da reciprocidade. O organismo humano produz uma substância no cérebro que é ativada quando se faz algo de bom para alguém. Essa substância agirá revertendo, por exemplo, a depressão em alegria.
Deixando o lado cientifico, pode-se observar também que fazer o bem é inovador e enriquecedor, pois engrandece a alma. Se pra toda ação há uma reação logicamente tudo o que você faz voltará para você na mesma intensidade ou tendo-a elevada.
Conclui-se então que tem mais momentos felizes aquele que proporciona isso a outro. Vale então aquela velha ordem que todos já conhecem: “amai ao próximo como a ti mesmo”. Seguindo esse mandamento, seria possível obter pessoas mais humanas e, consequentemente, mais felizes. Dê aquilo que te faz bem e ganharás, então, aquilo que te fará ainda melhor.

6 comentários:

  1. otimo post !!!
    Felicidade é algo tão distinto para cada pessoa que fica dificil saber o que pode se definir por felicidade ! ( FALEI BONITO)

    ResponderExcluir
  2. Que texto bom, olhando as coisas contidas nele vejo que gosto mais de fazer as pessoas se sentirem felizes...assim eu me sinto tbm. O texto explicou isso direitim...srsrsrsr

    ResponderExcluir
  3. otimo post !!!
    Parabéns pelo blog que tá bombando cada vez mais!!!!!

    Um conselho!
    Está na hora de mudar o design desse blog,o mesmo está tornado a leitura cansativa,com a barra de rolagem a todo vapor e poderia a proveitar mais toda a tela.

    ant.acm@bol.com.br

    ResponderExcluir
  4. É, realmente, o conceito de 'felicidade' é algo subjetivo, depende dos princípios de cada ser humano. Mas o que universal é a lei ação-reação. Se um indivíduo produz felicidade e dissipa a mesma ao próximo, consequentemente, receberá essa felicidade com a mesma intensidade que produziu. Vale ressaltar, que a felicidade ou momentos felizes só podem ser sintetizados a partir do próprio ser humano, não adianta buscar essa satisfação no outro e nem nas coisas materiais, apesar de contribuir com uma pequena parcela desse estado. Então o lema é: VAMOS DISTRIBUIR FELICIDADE!




    eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeescala luuuuan, eeita doido, ameeeeeeeeeei *-----* ta perfeeita a foto, e o teexto também. tudo muito lindo e reflexivo, paraaaabééns txutxuco !
    faça muitos felizes com tuas palavras. te amo demais <3

    ResponderExcluir
  5. Ameei o post *-*
    Concerteza fazer alguém feliz nos deixa feliz também *-* Ver uma pessoa de quem você gosta feliz é tão gratificante :]

    ResponderExcluir
  6. A reciprocidade é realmente muito boa, mas não seriamos mais felizes se fizermos as pessoas se sentirem bem sem esperarmos que elas nos deem o mesmo em troca? Porque esse mutualismo as vezes não vem!

    Como sempre vc está de PARABÉNS pelos posts!
    Sempre reflexivos!
    Continue no caminho do sucesso!

    ResponderExcluir