13/10/2010

Até onde vai a sua vaidade?


Nosso mundo vem se tornando cada vez moderno e, consequentemente, competitivo que nos leva à experiências e atos que não nos cabem. . Tem-se hoje um padrão de beleza que é seguido por milhares de jovens em busca da modelagem perfeita. Mas será que vale mesmo a pena sofrer tanto para agradar aos outros? E onde fica o nosso amor próprio ?
Não existem mais limites para alcançar uma utopia, que nos faz mal, que pode até melhorar a estética, mas manipula o nosso ser de tal forma que perdemos nossa originalidade.
Segundo o psicólogo e escritor Augusto Cury os jovens de hoje buscam um padrão de beleza, muitas vezes inatingível, passado bela mídia. Mas afinal, quais são as medidas perfeitas ? 90, 60, 90 ? Será que não estamos nos submetendo à uma escravidão da moda? Porque temos que ser magros? Ou musculosos?
Augusto Cury, em "A ditadura da Beleza" mostra que as pessoas tornam-se doentes e depressivas para conseguirem o corpo perfeito e afima que hoje poucos jovens estão satisfeitos com o corpo que têm. E você, gosto de si mesmo ?
Muitas vezes nos espelhamos em alguém a quem idolatramos, veneramos. Um artísta. Queremos imitá-lo em tudo: aparência, personalidade, enfim. Mas, temos que colocar na cabeça que não existe dois seres iguais na Terra, e quem imita o outro rejeita a si mesmo e fracassa.
Lembre-se: não existe nada mais triste do que uma pessoa não ter amor próprio. O mundo pode rotular-te como lixo urbano, mas se você acreditar que é mais que isso o tempo há de reciclar-te.
Se aprendermos a gostar de nós mesmo não haverá dificuldades na vitória, independentemente da aparência.
Como diz a música "O que é, o que é", de Gonzaginha : "Viver, e não ter a vergonha de ser feliz
Cantar (e cantar e cantar) a beleza de ser um eterno aprendiz. Eu sei que a vida devia ser bem melhor e será. Mas isso não impede que eu repita : É bonita, é bonita e é bonita".

Sua vida também é bonita, enxergue-a e valorize-a!

6 comentários:

  1. Eita esse texto foi um belo d um "puxão de orelha" rsrs...serviu pra mim...tdo q vc disse eh verdade, temos que nos amar primeiro pra dps amar os outros. Vlw Luan...

    ResponderExcluir
  2. Belo texto jovem Luan,tudo que você escreveu é pura verdade,Pois muitas da vezes as pessoas me chamam de gorda,poderia fazer cirugia pra ficar magra,mas isso que as pessoas diz não me encomoda graças a Deus tenho um alta-estima muito elevada.Eu sou gordinha e valorizo muito meu corpo se Deus quiz assim pra que mudar.E concordo com o trecho da musica "VIVER ,E NÃO TER A VERGONHA DE SER FELIZ ..."Parabéns Luan pelo texto que serve como puxão de orelha para aquele que admira a vaidade.

    ResponderExcluir
  3. Não mais do que a verdade! As pessoas precisam parar de se preocupar só com o exterior e prestarem mais atenção no que cada um tem por dentro!
    ótimo texto! ;D

    ResponderExcluir
  4. Você tem razão. O certo seria: "A aparência não é tudo", só que as pessoas agem como se fosse. E já que nós temos de nos adaptar no meio em que vivemos somos de certa forma "obrigados" a seguir essa filosofia medíocre. Aqueles que não seguem o padrão por não achar necessário e se contentar com sua aparencia acabandam sendo motivo de chacota pra grande maioria e ganham a adminiração de poucos. Se ele se contentar com isso, ótimo. Se não tiver maturidade/inteligencia o suficiente vai ser só questão de tempo até ele ceder e se torna apenas "mais um rostinho/corpinho bonito" no meio de tantos outros sem conteúdo. As pessoas tem que ser elas mesmas, não só em aparencia. As pessoas ao seu redor com o tempo vão ver muito além da máscara e da maquiagem que você colocou, e podem não gostar do que verão.

    Abraços, Hélder.

    ResponderExcluir
  5. Parabens por todos os textos apresentados em seu blog. Tenha a certeza de sua coloboração a sociedade, fazendo uso de uma ferramenta eficaz e abrangente para mostrar gratuitamente ao mundo sua capacidade e dom de ver a grandeza na simplicidade. Refiro-me especificamente a questão da vaidade onde as pessoas radicalizam desnaturalizando o que é natural recorrendo a mecanismos artificiais sem ter a certeza, correndo o risco de um desastre irreversível como tem ocorrido com muitos.Infelizmente a aparência está presente em todos os nìveis sociais, parece que é mais fácil viver na mentira do que na verdade.Quero ser claro, O natural se harmoniza com o artificial, quando um, não interfere na essência do outro.A referência que fizeste ao grande escritor Augusto Cury é pertinente, pois o mesmo tem em suas obras repetidas vezes mencionado a valorização do ser em sua plenitude.Os iluminados refletem luz e equilíbrio aos sensatos trazendo o esclarecimento a sua superfície.Felizes os sábios e esclarecidos, feliz o Mestre dos mestres.

    ResponderExcluir
  6. é triste não gostar de si próprio,eu sei o que é isso.

    ResponderExcluir