28/01/2010

Por que ser espírita?

Alguns amigos me perguntam porque sou espírita. Por que acredito nessa crença?
Eu, não tento implantar o espiritismo na cabeça de nenhum deles. Não digo que é a religião certa, que é a melhor. Até porque sei bem que religião não salva ninguém.
Procuro fazer eles entenderem os motivos que me levam a crer em vidas passadas, em vida após a morte, em reencarnações.
Parece impossível, mas é fácil me entender: Se existe uma única vida, se passamos pela terra uma única vez, Deus não é justo, concorda? Porque se assim fosse, havendo apenas uma única existência, Deus não deixaria nascer homens com boa saúde e outros debilitados. Por que ele permitiria que um de seus filhos fosse rico enquanto o outro amargurasse a pobreza? Mas Deus é justo. E é isso que me faz crer que não passamos uma única vez aqui.
Deus, em sua imensa sabedoria e bondade nos criou simples e ignorantes. Tivemos o livre arbítrio de escolhermos nossos caminhos, porém, aquele velho ditado vinga-se: o que se planta é o que se colhe.
Como dizer que Deus é bom quando uma mulher, uma boa mulher, dedicada ao casamento, trabalhadora, de alma boa, que faz o bem ao próximo, não consiga engravidar? Deus é injusto! Não, Ele não é. Essa mulher, em outra vida, provavelmente provocou muitos abortos e feriu o seu corpo espiritual. Nessa vida ela não poderá ter filhos, como uma forma de pagar sua dívida com Deus.
Mas temos que lembrar que Deus não castiga, Deus é piedoso e por isso nos permite voltar quantas vezes forem precisas à vida a fim de evoluírmos moralmente.
Não quero, aqui, converter ninguém. Apenas anseio por explicar o por quê de ser espírita. É um caminho que encontrei que me deu conforto quando eu mais precisei. Fez-me entender coisas que eu não conseguiria sem sua ajuda.
Nosso país é democrático e permite a livre escolha de religião. E é isso que eu prezo: o respeito. Se não te simpatizas, ao menos mostra teu lado humano e respeite as escolhas alheias.

3 comentários:

  1. Bem interessante esse post,ameii Luanzinho ;)

    ResponderExcluir
  2. Que texo lindo, onde provás que é possível ter opinião sem sensacionalismo ou agressões a nenhum dos povos ou crenças. Seria bom se todos nós pensassemos assim, afinal o Deus é um só, isso evitaria que os extremistas tirassem a vida de inocentes,religião não é luta, é base. Quaisquer que seja, que seja respeitosa, assim com nós nos respeitamos... Católica, e Espírita.

    ResponderExcluir
  3. Belíssimo argumento.. Muito últil para aqueles que ainda acreditam que ser *espírita* é algo malígno, ao contrário, espiritismo foi uma forma de encontrarmos a luz, que leva-nos a Deus e a vida.

    Deus é perfeito, disso ninguém, jamais, poderá duvidar.


    - Esse texto mostra o quanto você é evoluído. Que você sabe argumentar firmemente suas escolhas e decisões, revelando ao mundo sua imensa capacidade, inquestionável.

    ResponderExcluir