24/01/2010

Ser humano ou apenas ser?

Na última quarta-feira uma barbaridade chocou-nos em todos os sentidos possíveis. A cabeleleira de 31 anos foi assassinada com nove tiros por seu ex-marido em seu próprio ambiente de trabalho. A cena revoltante foi gravada pelo circuito interno de câmeras que a própria vítima havia instalado com medo que acontecesse algo do tipo.
Até aí essa história seria só mais uma sobre um homem desequilibrado que se acha no direito de resolver seus "problemas" com as próprias mãos. Mas o que nos indigna é o descaso da própria polícia no caso.
A vítima já havia prestado  B.O.(boletinho de ocorrência) oito vezes, acusando o ex-marido de ameaçá-la.
Seria mesmo preciso oito denúncias? Porque a polícia não se manifestou antes? Porque a polícia foi tão negligente?
Isso nos faz pensar o quão precário é o nosso sistema de segurança pública. É preciso acontecer algo do tipo para que alguém se manifeste. Mas, como tantos outros casos esse deve ser mais um "arquivo morto" nos registros policiais.
Nosso país manifesta-se quando estamos em busca de cediar uma copa, uma olimpíada. Daí é só alegria, o Brasil é o país dos sonhos, país tropical. Mas quando acontece essas atrocidades que revelam o quão frágil é o nosso país tudo vai para debaixo dos panos. E a vítima, como fica? Esquecida!
Provavelmente o autor do crime pagará pelo ato, mas será libertado antes por bom comportamento e talvez volte a fazer algo do tipo. Mas a questão é: porque pessoas chegam a tal ponto? Porque deixam o humanismo de lado?
As respostas são variadas. A mais adequada é que tenha havido falhas na educação desse indivíduo, seu emocional estava desequilibrado pelo ciúmes e o principal: houve espaço para isso, pois a "Maria da Penha" não foi capaz, sozinha, de proteger a vítima.
Fica a sensação de revolta dentro de cada um de nós, assim como no caso do menino João Hélio; dos Nardones e tantos outros. É preciso que haja um Brasil mais estruturado, mais competente e mais organizado para que no futuro possa mesmo haver conquistas douradas.

7 comentários:

  1. Comentários diretos e certeiros... ;D
    Bastante bacana... ;D

    ResponderExcluir
  2. Você escreve muito bem,viu?
    Adorei o post e o blog. ;]

    ResponderExcluir
  3. valeu, luan! por isso que você vai ser nosso william bonner ;D

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo, nem preciso dizer o como você escreve bem! Sabe que eu sou sua fã, né? Te amo! <3

    ResponderExcluir
  5. Realmente, a irresponsábilidade foi enorme. A delegada ainda afirmou " Nós não podemos receber uma denúncia e logo apreender o criminoso, temos que investigar" . ISSO DEPOIS DE OITO denuncias, infelizmente, é uma vergonha para o país. Não temos segurança alguma.

    VC ARRAZA LUAN, TE AMOOO
    CONTINUE ASSIMM !
    meeu jooornalista

    ResponderExcluir
  6. Esse menino tem futuro...
    Parabens Lanzinho!

    Amei seu blog.

    ResponderExcluir