12/09/2010

Dia de faxina

Chega o fim de semana e vem aquela obrigação de deixar a casa limpa, para possíveis visitas. Mas a verdade é que fazer faxina é um saco e te deixa exausto.
Tudo por aqui anda tão sujo... É preciso mesmo arregaçar as mangas e ir à luta.
Mas ao invés de fazermos um faxina na casa, por que não fazemos uma em nós? Claro, estamos precisando de uma boa limpeza.
Veja só toda essa vaidade que, em forma de minúsculo pó, é quase imperceptível e geralmente não a tiramos. Mas daí ela vai aumentando e daqui a pouco é possível ver uma grossa camada de arrogância. Pequemos então o paninho da humildade e passemos duas vezes, para garantir eficácia. Pronto!
Continuando a faxina é possível ver aquele mau humor pregado em nossa cerâmica (Lê-se dentes, sorrir) que está opaca. Urrrrg... Que tal a vassoura da risada? Sim, ela é capaz de nos fazer rir e mudar o que nos deixa de cara feia. Ah, agora já se pode ver o brilho num sorrir.
As paredes que nos sustentam parecem estar repletas de egoísmo. Egoísmo que provoca rachaduras e ameaçam a estrutura do nosso ser.  Lembremo-nos que nossas paredes precisam estar unidas para que possam se sustentar. Tapemos esses rachões com o cimento da união e passemos uma nova tinta, que nos lembre sempre que nossas paredes sustentam o teto.
Orgulho, preconceito, leviandade...  tudo removível com um bom esfregão de consciência e vontade...
É, já é possível notar um novo aroma no nosso lírico. Quão diferente somos quando estamos limpos. As pessoas agradáveis se aproximam da gente fazem com que nos sintamos melhores. Ganhamos elogios pela limpeza...
O que vale é manter sempre a nossa casa limpa e quando for necessário, novamente fazer aquela faxina de domingo para a renovação do nosso ser.



3 comentários:

  1. Ótimo texto! É sempre bom nos sentirmos "limpos" diante de nós mesmos, o que nos assegura uma vida melhor e mais feliz. Parabéns pelo blog, está cada vez melhor.

    ResponderExcluir
  2. Corretíssimo Luan! Nosso interior necessita ser faxinado pelo menos um pouquinho todos os dias, a fim de que as "ervas daninhas" do nosso egoísmo não criem raízes profundas danificando aquilo que há de melhor em nós... Parabéns e sucesso!!!

    ResponderExcluir