23/08/2010

Quero dizer Não


Se contar nos dedos as diversas vezes que sacrifiquei minhas vontades para atender desejos alheios... Faltarão dedos.
É do ser humano, e mais ainda de mim, ser submisso às pessoas, principalmente as que nos são próximas, como amigos e familiares.
Por mais que você saiba que aquilo não é legal para você, que não é o que você quer você acaba fazendo para agradar aos outros.
Seriamos então marionetes sem personalidade? Talvez. Alguns de nós. Porém, é difícil dizer não para alguém que tem vínculos afetivos com você. Você acaba sufocando o seu querer e diz ‘sim’.
Mas isso é tão humano. Coloco-me no lugar daquele que me pede algo: Se fosse eu, pedindo algo, um favor, eu iria querer receber um não? Não!
Esse ato humano acaba por nos levar à lugares que não queríamos ir. Então a lição que eu venho tentando aprender a minha vida toda: Preciso aprender a dizer não.
Por mais que seja ‘chato’ ou desagradável, é preciso, às vezes, ter personalidade e firmar-se com o que quer. Se assim não o fizer, serei sempre aquele que afoga os próprios desejos e estende a vontade dos outros no patamar mais alto. Isso tem que mudar!
Um não, nem sempre é o fim do mundo. Muitas vezes ele nos dá força para que possamos tentar novamente, buscar algo complexo. É uma lição preciosa, assim como o fracasso.
Então, caros amigos, se por acaso quiserem algo, cuidado, eu posso ter aprendido a dizer NÃO!

Por Luan Barbosa, 23/08/2010

Um comentário:

  1. Também quero aprender a dizer não, se você descobrir o melhor jeito para isso, me conta? rsrs.
    Brincadeiras á parte , este tema é algo tão sério que até livros já foram escritos baseados na dificuldade do ser humano em dizer não, mas é algo que, como você mesmo disse, se faz necessário, visto que um 'não'nem sempre remete á fracasso ou insucesso, ás vezes o 'não' produz mais desenvolvimento que o próprio favor em si.Afinal, todo grande acontecimento surge de um grande caos.

    ResponderExcluir