27/03/2010

Justiça que não traz

No Brasil, acostuma-se a ver escândalos que emocionam, enfurecem e fazem arder o senso de justiça de cada cidadão brasileiro.


No dia 29 de março de 2008, a pequena menina de 5 anos, Isabella Nardoni, caiu do sexto andar de um edifício de classe média, na grande São Paulo, e acaba por falecer mesmo sendo socorrida pouco tempo depois.

Se o fato de uma pequena criatura humana morrer tragicamente já comoveu o país, o pai e a madrasta de Isabella serem indiciados como culpados por sua morte deixou cada um com uma indignação difícil de ser arrancada.

Segundo a perícia, Isabella teria sido esganada e jogada da janela do sexto andar.

Começou aí uma investigação que levou milhões de brasileiros às ruas, protestando contra o pai e a madrasta, que seriam culpados pelo crime.

Foi um semestre extremamente agitado e com muitas cobranças da população, que pedia justiça.

Alexandre Nardoni (pai da vítima) e Ana Carolina Jatobá (madrasta da vítima) foram presos, como medida provisória, enquanto as investigações rolavam.

O caso seguiu, a revolta do povo ia esfriando e Isabella continuava morta. Seria mais um arquivo morto no país?

A justiça marcou então o julgamento do casal apontado como autor do crime. E nunca uma data foi tão esperada.

Após dois anos de espera, os réus foram colocados diante de um tribunal, com sete jurados que iriam decidir os seus destinos. Foram cinco dias de julgamento, cansativos e desgastantes. O julgamento emocionou a muitos (com exceção dos réus, que pareciam o tempo todo frios), trouxe uma expectativa monstruosa da população, que pedia a condenação do casal.

Ao final, a justiça se fez nesse país tão carente de progresso. Alexandre Nardoni foi condenado a 31 anos de reclusão em regime fechado ( e semi-fechado ao decorrer do tempo) pelos crimes de homicídio e fraude processual e Ana Carolina Jatobá a 26 anos pelos mesmos crimes.

A sensação que fica é de que a justiça finalmente foi feita, após a sentença a população fez uma queima de fogos para comemorar o desejo realizado.

As palavras de Ana Carollina Oliveira (mãe da vítima) deixam uma grande mensagem para todos: “A justiça está feita, mas minha filha não vai voltar”.

Foi mesmo preciso a condenação do casal para que sirva de modelo para outros possíveis criminosos, mas quanto mais se mexe nessa ferida, mais ela sangra. E não dói mais na gente, dói naqueles que sofreram e ainda sofrem com a partida de Isabella.

Agora nada mais resta a fazer, a não ser desejar que a família de Isabella, que ainda chora a sua partida, tenha força e fé para superar esse grande abismo que não fechará jamais.

6 comentários:

  1. Entendo perfeitamente a frase da Ana Carolina Oliveira e sou cética a dizer que ainda não se fez justiça. Essa, só será plenamente comprida se os, assim declarados, culpados cumprirem todos os anos que lhes foram afixados em sentença. Fato que outros casos, de tamanha crueldade, nos relatam que não é bem... como o assassinato da atriz Daniella Perez em que o culpado recebeu pena de 19 anos e 6 meses de cadeia, mas cumpriu 6 anos apenas... enfim, apesar de toda aclamação popular e do "espetáculo" que o caso Isabela ganhou na mídia, a condenação dos réus ainda não diz nada. E como disse sabiamente a promotoria: "Não há o que comemorar."

    Amei o post Luuuuu... ce viu q ate o comentário rendeu! (qse outro post ) rsrsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gosteii da reportagem, porém eu não teria condenado eles, nao pergunte pq, mas essa seria minda decisão....talvez eles fikem melhor estando presos, pq a população se manifestou de forma mto agressiva. Que isso sirva de exemplo para outros pais separados.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que a justiça foi feita.. Mas a mãe de Isabella continuará sentindo falta da filha ..

    *-*

    Joycianne ;*

    ResponderExcluir
  4. Finalmente a justiça foi implantanda no país, pelo menos neste caso. No entando, a justiça de Deus é bem maior!

    Porém, a uma dúvida que me persegue, QUAL O OBJETIVO DESSE ATO(pais matarem a filha)REALIZADO? O QUE OS RESPONSÁVEIS QUERIAM OBTER COM ESSE CRIME?


    Luan, você irá modificar o modelo jornalístico desse país. Suas notícias bem elaboradas e coerentes farão toda a difereça nesse mundo, cujo precisa conhecer a realidade, mas pra isso é necessário de profissionais competentes, e tenho certeza que você ocupará essa ordem e dará seu recado, sucesso meu amigo, te admiro demais, TEE AMOOO.

    ResponderExcluir
  5. Finalmente a justiça foi implantanda no país, pelo menos neste caso. No entando, a justiça de Deus é bem maior!

    Porém, há uma dúvida que me persegue, QUAL O OBJETIVO DESSE ATO(pais matarem a filha)REALIZADO? O QUE OS RESPONSÁVEIS QUERIAM OBTER COM ESSE CRIME?


    Luan, você irá modificar o modelo jornalístico desse país. Suas notícias bem elaboradas e coerentes farão toda a difereça nesse mundo, cujo precisa conhecer a realidade, mas pra isso é necessário de profissionais competentes, e tenho certeza que você ocupará essa ordem e dará seu recado, sucesso meu amigo, te admiro demais, TEE AMOOO.

    ResponderExcluir
  6. A justiça do homem foi feita, mas sera que ela vai ser cumprida? esperamos que seja.
    A familia de Izabella muita força para suoerar essa perda porque pra eles a dor da perda talves nunca seja superada.

    Parabens pelo blog Luan..

    ResponderExcluir